Como evitar que o horário de verão estrague seu sono

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Como evitar que o horário de verão estrague seu sono

O horário de verão passa a contar a partir do próximo domingo, dia 15. Mas o problema, goste ou não o sujeito de adiantar o relógio em uma hora, são os primeiros dias. A medida pode desequilibrar o relógio biológico e causar sonolência, cansaço, dor de cabeça, irritabilidade e falta de atenção.

A adaptação pode levar de três a sete dias. Mas algumas dicas – dadas por Shigueo Yonekura, neurologista especializado em sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – podem fazer com que esta transição seja mais suave.

Em geral, são recomendações de médicos do sono válidas para qualquer momento do ano, mas agora, com o horário de verão, vale redobrar o cuidado.

Mude aos poucos
Dormir um pouco mais cedo a cada dia é um modo de suavizar a mudança. “Deitar e acordar alguns minutos mais cedo ao longo da semana pode ajudar”, sugere Yonekura.

Esfrie a cabeça
Um banho morno antes de dormir é uma boa forma de diminuir preocupações antes de ir para a cama. Não adianta perder o sono, porque problemas não se resolverão àquela hora.

Exercícios físicos
Fazer atividades físicas também melhora a qualidade do sono, desde que elas sejam feitas até três horas antes de dormir. Nada de correr, tomar banho e dormir em seguida.

Alimentação
Refeições pesadas à noite atrapalham o organismo na hora de dormir, assim como alimentos que tenham cafeína, como café, chá preto, refrigerante e chocolate.

Ambiente adequado
Dormir bem requer um local silencioso, escuro e arejado. Leitura e música calma ajudam a pegar no sono, enquanto filmes ou programas de TV agitados demais, não.

Fonte: GQ Brasil

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