Grandes ideias que surgiram em sonhos

Launcher do sistema / Curiosidade sobre o sono / Grandes ideias que surgiram em sonhos

Grandes ideias que surgiram em sonhos

A mente humana é tão criativa que é capaz de criar imagens preciosas enquanto dormimos. Algumas viram relatos surreais. Outras nos ajudam a mudar os rumos da história da arte, da ciência e da tecnologia.

O PROBLEMA DAS VACAS – Uma vez, um rapaz sonhou que via várias vacas serem arremessadas no campo ao mesmo tempo ao tocarem uma cerca elétrica. Mas uma outra pessoa no sonho disse que elas foram arremessadas uma a uma. Esse rapaz era ninguém menos que Albert Einstein, e o problema das vacas – arremessadas em tempos diferentes dependendo do observador – virou a teoria da relatividade.

UM PESADELO QUE VIROU CLÁSSICO – A escritora inglesa Mary Shelley não tinha nem 20 anos quando visualizou um dos personagens mais famosos da literatura fantástica em um sonho. O monstro de Frankenstein surgiu durante um devaneio noturno enquanto Shelley passava um tempo num castelo isolado na Suíça, em 1916. Outros livros de terror supostamente inspirados por sonhos – e pesadelos – são O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, e Louca Obsessão, de Stephen King.

A MÚSICA MAIS FAMOSA – “Yesterday” é a música dos Beatles regravada mais vezes por outros artistas, com mais de 2 mil versões. Paul McCartney acordou com a melodia completa na cabeça. Pouco tempo depois, a letra, feita em parceria com John Lennon, estava pronta – e mais um clássico surgia.

COBRA QUE COME COBRA – Friedrich August Kekulé von Stradonitz sabia que o benzeno era feito de seis moléculas de hidrogênio e seis de carbono, mas não sabia em que formato elas se organizavam. Aí, um dia, o químico alemão sonhou com cobras que mordiam as caudas umas das outras, formando um hexágono – e matou a charada do benzeno.

UMA DESCOBERTA MINÚSCULA – O dinamarquês Niels Bohr dizia que a visão da estrutura de um átomo – um núcleo cercado de elétrons girando como planetas ao redor do sol – tinha aparecido em um sonho. A imagem inspirou uma pesquisa revolucionária, que venceu o Prêmio Nobel de Física em 1922.

DOCES SONHOS SÃO FEITOS DISTO – Frederick Banting tinha 32 anos quando venceu o Nobel em 1923, graças à descoberta da insulina como tratamento para diabetes. A inspiração veio de um sonho, em que ele interrompia a liberação de insulina do pâncreas de um cachorro e via o nível de açúcar no sangue do bicho subir.

SONHO DOURADO – Outro sonho que rendeu um Nobel (o de Fisiologia e Medicina de 1936) foi o do alemão Otto Loewi. Durante o sono, ele imaginou um experimento que provava que os impulsos nervosos eram um processo químico, não físico. Era verdade.

COSTURA CANIBAL – Elias Howe não foi o inventor original da máquina de costura. Mas foi ele quem aperfeiçoou a geringonça, colocando nela agulhas com pequenos buracos. Tudo por causa de um sonho em que era atacado por canibais com adagas com buracos como os das agulhas.

Fonte: Super Interessante.

Postagens recentes

Deixe um comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR